quarta-feira, 3 de abril de 2013

PROJETO AVALIAR NA ESCOLA


Alunos monitores dos 4 (quartos) anos  (Emef Asas Brancas)


Alunos do quarto ano do ensino fundamental Emef Asas Brancas em Taboão da Serra, realiza projeto "AVALIANDO NA ESCOLA" sob a supervisão do professor de Educação Física Paulo Henrique Caldiron. O objetivo do projeto é fazer com que os alunos dos quartos anos (monitores de avaliação), elaborem avaliações ou testes físicos com os demais alunos da escola Asas Brancas ( jardins l A e B, jardins 2 A e B).
Primeiro momento os alunos realizaram uma pesquisa sobre o que é AVALIAÇÃO FÍSICA. Após feito um debate em sala de aula com as professoras da sala (projeto interdisciplinar), este debate ou pesquisa finalizaria com um trabalho elaborado por cada aluno e entregue ao professor Paulo.
Em uma média os trabalhos apresentados foram muito bem elaborados. Apresentando um Trabalho:

O que é AVALIAÇÃO FÍSICA?

" A avaliação física é um procedimento necessario antes de iniciar toda e qualquer atividade física, independentemente do grau de condicionamento que seja, e importante para conhecer as necessidades  e restrições do aluno. Os professores de Educação física devem estar aptos a fazer uma boa avaliação em seus alunos, dependerá de toda rotina e limitações e resultados no treino.
Alunos 4 ano B.

Depois os alunos responderam uma pergunta elaborada pelo professor Paulo e registraram em folha.

Pergunta:

_Como você pode ajudar na AVALIAÇÃO FÍSICA?

 A classe escolherá a melhor resposta,  e após a realização dos testes.





                                                                                   
PREFEITURA DE TABOAO DA SERRA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA
EMEB ASAS BRANCAS
            PROJETO AVALIAR NA ESCOLA  


1-      INTRODUÇÃO:                                                                                                                                                                               

2-      OBJETIVO GERAL: Estabelecer metas para os alunos, auxiliando o Professor de Educação Física, acompanhando o desenvolvimento dos alunos e mensuração, contando também com o desenvolvimento dos alunos e mensuração, contando também com o acompanhamento dos pais.
 
3-      JUSTIFICATIVA: A realização das avaliações, tem como objetivo o aperfeiçoamento do trabalho  do Professor de Educação Física e também propiciar, em anos futuro, a continuidade do mesmo com a participação de profissionais de outras áreas.   Acredito que este projeto representa o ápice de um trabalho em relação aos conteúdos procedimentais e atitudinais, posto serem referenciais que podem ser avaliados e observados durante o seu decorrer, podendo se estender até com uma parceria com a Secretaria de Esportes do Município, destacando alunos não só para o atletismo como para outras modalidades esportivas. O educando, seus educadores e familiares devem entender que a atividade física é extremamente importante para a formação do cidadão como um todo, porem o lúdico, a cooperação e o sócio afetivo também o são..

4-      METAS: Conscientizar alunos, responsáveis, profissionais, e professores sobre o desenvolvimento do aluno, alem de uma expectativa para destacar em um esporte futuro.

5-      RECURSOS: Balança, giz, prancheta, caneta, fita métrica, fita crepe, pista de 20 metros, cones, apito, trena.

6-      EXPECTATIVAS: Conscientizar os alunos avaliados, seus professores e familiares sobre o desenvolvimento integral do aluno, e alunos monitores como agente do conhecimento.

7-      DESENVOLVIMENTO: O projeto iniciou em março de 2013, onde os alunos da U.E. dos quartos anos, no período da manhã, foram capacitados pelo Professor especialista de Educação Física Paulo Henrique Caldiron, para poderem avaliar e mensurar todos os alunos do jardim l e ll. As avaliações serão feitas através de testes de peso, altura. Velocidade de 20 metros, impulsão vertical e horizontal, agilidade, e no segundo semestre do ano letivo, será feita a mensuração dos alunos.

   
 8-      Registro: Na escola, para cada sala de aula, haverá um prontuário, onde estarão registrados os apontamentos do primeiro semestre e posteriormente do segundo semestre para fins comparativos. Também, na agenda dos alunos registra-se um gráfico que indica o desenvolvimento de cada aluno, facilitando assim o acompanhamento dos pais. Fotos, reportagens em jornais, registro e criação de um blog também farão parte das atividades a serem desenvolvidas.

9-      Habilidades: Controlar com autonomia  e valorizar recursos para manutenção de sua própria saúde,  mediar conflitos e de tomar decisões coletivas; saber utilizar diferentes fontes de informação e  recursos tecnológicos.

10-  Pontos positivos: Resgate da autoestima dos alunos dos quartos anos, valorizando o conhecimento, levando-os a investigarem, elaborarem registros, além de um trabalho interdisciplinar.

11-  Pontos negativos: A impossibilidade do uso de tecnologia da escola, por motivo de força maior.

12-  Avaliação: Será de forma continua, e também através de relatórios de cada mensuração, pelo Professor de Educação Física, e confecção de gráficos para o acompanhamento da curva de crescimento. Quando da viabilização do uso de computadores o professor de educação e tecnologia poderá também auxiliar.





  

Planilha Organizacional das funções e tarefas dos alunos da      EMEF Asas Brancas


SECRETARIA DA EDUCAÇÃO TABOÃO DA SERRA
PROJETO AVALIANDO MEU ALUNO





Testes de 20 metros          ( Organizam alunos teste altura )
Monitores 4 ano A
Função
Monitores 4 ano B
Função
Materiais
Leticia
Cronometro
Leticia
Cronometro
Cronometro
Jenifer
Apito
Alice
Apito
Apito
Gabriel Ferreira
Anotações
João Pedro
Anotações
Prancheta
Fernando
revezamento
Gabriel Moraes
revezamento
**********


Teste Impulsão Agilidade    ( organizam alunos 20 metros )
Monitores 4 ano A
Função
Monitores 4 ano B
Função
Materiais
Hellen
Cronometro
Stefani
Cronometro
Cronometro
Natali
Apito
Maria Laura
Apito
Apito
Isaque
Org. toquinhos
Patrick
Org. toquinhos
**********
João Pedro
Demonstrar
Carlos
Demonstrar
**********
Jhonatan
Anotações
Vitoria
Anotações
Prancheta


Teste impulsão Vertical  ( organizam alunos agilidade )
Monitores 4 ano A
Função
Monitores 4 ano B
Função
Materiais
Gabriela
Visão alto
Bianca Silva
Visão alto
**********
Rafaela
Marcar mão
Gustavo
Marcar mão
Giz
Tomaz
Demonstrar
Estefani
Demonstrar
**********
Luiz Felipe
Anotações
João Henrique
Anotações
Prancheta


Teste de Impulsão horizontal      ( organizam alunos impulsão vertical )
Monitores 4 ano A
Função
Monitores 4 ano B
Função
Materiais
Kailane
Esquadro
Camila
Esquadro
Esquadro
Vitoria Sales
Fita A
Geovana
Fita A
Trena
Vitoria Beltana
Fita B
Pedro A.
Fita B
Trena
Ana Carolina
Anotações
Jhonatan H.
Anotações
Prancheta


Teste Peso         ( organizam alunos horizontal )
Monitores 4 ano A
Função
Monitores 4 ano B
Funçãoe
Materiais
David
Visão balança
Vitoria
Visão balança
Balança
Armand
Organizador
Melissa
Organizador
********
Hellen
Anotações
 Flávio
Anotações
Prancheta


João Gabriel
Organizador
********


Teste de altura      ( organizam alunos teste de peso )
Monitores 4 ano A
Função
Monitores 4 ano B
Funçãoe
Materiais
Lucas
Visão altura
Bianca
Visão altura
*********
Gabriel Rodrigues
Visão calcanhares
Guilherme
Visão calcanhares
*********
Pedro Ramos
Organizador
Nixson
Organizador
*********
Leticia
Anotações
Leonardo
Anotações
Prancheta


monitores do teste de velocidade

Inicio das avaliações pelos monitores

monitores organizando alunos jardim 2 B
No primeiro dia de testes ou avaliações físicas, os alunos do 4 ano A e B, organizaram os testes de velocidade de 20 metros, explicaram como seria o teste.



monitores de chegada e cronometro
Monitores de anotações anotam o tempo de cada aluno e conferem os nomes, o monitor do apito com uma bandeira na mão dá o sinal para o início da corrida, o monitor do cronometro marca o tempo percorrido, o monitor de apoio recolhe o aluno que terminou de praticar o teste.


Alunos calculando seus testes com professor da sala
Alunos aprendendo a calcular em sala de aula, junto com a professora da sala ( interdisciplinar), qual aluno saltou mais alto, quem saltou menos, como chegaram a este resultado.








Envergadura do teste impulsão vertical

Teste de impulsão vertical

Os teste de impulsão vertical e horizontal, os alunos aprenderam a manipular trena ( medidas de cada teste), e observar os demais alunos.

                                                                       



Nenhum comentário:

Postar um comentário