Alunos monitores dos 4 (quartos) anos (Emef Asas Brancas)
Alunos do quarto ano do ensino fundamental Emef Asas Brancas em Taboão da Serra, realiza projeto "AVALIANDO NA ESCOLA" sob a supervisão do professor de Educação Física Paulo Henrique Caldiron. O objetivo do projeto é fazer com que os alunos dos quartos anos (monitores de avaliação), elaborem avaliações ou testes físicos com os demais alunos da escola Asas Brancas ( jardins l A e B, jardins 2 A e B).
Primeiro momento os alunos realizaram uma pesquisa sobre o que é AVALIAÇÃO FÍSICA. Após feito um debate em sala de aula com as professoras da sala (projeto interdisciplinar), este debate ou pesquisa finalizaria com um trabalho elaborado por cada aluno e entregue ao professor Paulo.
Em uma média os trabalhos apresentados foram muito bem elaborados. Apresentando um Trabalho:
O que é AVALIAÇÃO FÍSICA?
" A avaliação física é um procedimento necessario antes de iniciar toda e qualquer atividade física, independentemente do grau de condicionamento que seja, e importante para conhecer as necessidades e restrições do aluno. Os professores de Educação física devem estar aptos a fazer uma boa avaliação em seus alunos, dependerá de toda rotina e limitações e resultados no treino.
Alunos 4 ano B.
Depois os alunos responderam uma pergunta elaborada pelo professor Paulo e registraram em folha.
Pergunta:
_Como você pode ajudar na AVALIAÇÃO FÍSICA?
A classe escolherá a melhor resposta, e após a realização dos testes.
PREFEITURA DE TABOAO DA SERRA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA
EMEB ASAS BRANCAS
PROJETO AVALIAR NA ESCOLA
1- INTRODUÇÃO:
2- OBJETIVO GERAL: Estabelecer metas para os alunos, auxiliando o Professor de Educação Física, acompanhando o desenvolvimento dos alunos e mensuração, contando também com o desenvolvimento dos alunos e mensuração, contando também com o acompanhamento dos pais.
3- JUSTIFICATIVA: A realização das avaliações, tem como objetivo o aperfeiçoamento do trabalho do Professor de Educação Física e também propiciar, em anos futuro, a continuidade do mesmo com a participação de profissionais de outras áreas. Acredito que este projeto representa o ápice de um trabalho em relação aos conteúdos procedimentais e atitudinais, posto serem referenciais que podem ser avaliados e observados durante o seu decorrer, podendo se estender até com uma parceria com a Secretaria de Esportes do Município, destacando alunos não só para o atletismo como para outras modalidades esportivas. O educando, seus educadores e familiares devem entender que a atividade física é extremamente importante para a formação do cidadão como um todo, porem o lúdico, a cooperação e o sócio afetivo também o são..
4- METAS: Conscientizar alunos, responsáveis, profissionais, e professores sobre o desenvolvimento do aluno, alem de uma expectativa para destacar em um esporte futuro.
5- RECURSOS: Balança, giz, prancheta, caneta, fita métrica, fita crepe, pista de 20 metros, cones, apito, trena.
6- EXPECTATIVAS: Conscientizar os alunos avaliados, seus professores e familiares sobre o desenvolvimento integral do aluno, e alunos monitores como agente do conhecimento.
7- DESENVOLVIMENTO: O projeto iniciou em março de 2013, onde os alunos da U.E. dos quartos anos, no período da manhã, foram capacitados pelo Professor especialista de Educação Física Paulo Henrique Caldiron, para poderem avaliar e mensurar todos os alunos do jardim l e ll. As avaliações serão feitas através de testes de peso, altura. Velocidade de 20 metros, impulsão vertical e horizontal, agilidade, e no segundo semestre do ano letivo, será feita a mensuração dos alunos.
9- Habilidades: Controlar com autonomia e valorizar recursos para manutenção de sua própria saúde, mediar conflitos e de tomar decisões coletivas; saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos.
10- Pontos positivos: Resgate da autoestima dos alunos dos quartos anos, valorizando o conhecimento, levando-os a investigarem, elaborarem registros, além de um trabalho interdisciplinar.
11- Pontos negativos: A impossibilidade do uso de tecnologia da escola, por motivo de força maior.
12- Avaliação: Será de forma continua, e também através de relatórios de cada mensuração, pelo Professor de Educação Física, e confecção de gráficos para o acompanhamento da curva de crescimento. Quando da viabilização do uso de computadores o professor de educação e tecnologia poderá também auxiliar.
Planilha Organizacional das funções e tarefas dos alunos da EMEF Asas Brancas
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO TABOÃO DA SERRA
PROJETO AVALIANDO MEU ALUNO
Testes de 20 metros ( Organizam alunos teste altura )
Monitores 4 ano A
|
Função
|
Monitores 4 ano B
|
Função
|
Materiais
|
Leticia
|
Cronometro
|
Leticia
|
Cronometro
|
Cronometro
|
Jenifer
|
Apito
|
Alice
|
Apito
|
Apito
|
Gabriel Ferreira
|
Anotações
|
João Pedro
|
Anotações
|
Prancheta
|
Fernando
|
revezamento
|
Gabriel Moraes
|
revezamento
|
**********
|
Teste Impulsão Agilidade ( organizam alunos 20 metros )
Monitores 4 ano A
|
Função
|
Monitores 4 ano B
|
Função
|
Materiais
|
Hellen
|
Cronometro
|
Stefani
|
Cronometro
|
Cronometro
|
Natali
|
Apito
|
Maria Laura
|
Apito
|
Apito
|
Isaque
|
Org. toquinhos
|
Patrick
|
Org. toquinhos
|
**********
|
João Pedro
|
Demonstrar
|
Carlos
|
Demonstrar
|
**********
|
Jhonatan
|
Anotações
|
Vitoria
|
Anotações
|
Prancheta
|
Teste impulsão Vertical ( organizam alunos agilidade )
Monitores 4 ano A
|
Função
|
Monitores 4 ano B
|
Função
|
Materiais
|
Gabriela
|
Visão alto
|
Bianca Silva
|
Visão alto
|
**********
|
Rafaela
|
Marcar mão
|
Gustavo
|
Marcar mão
|
Giz
|
Tomaz
|
Demonstrar
|
Estefani
|
Demonstrar
|
**********
|
Luiz Felipe
|
Anotações
|
João Henrique
|
Anotações
|
Prancheta
|
Teste de Impulsão horizontal ( organizam alunos impulsão vertical )
Monitores 4 ano A
|
Função
|
Monitores 4 ano B
|
Função
|
Materiais
|
Kailane
|
Esquadro
|
Camila
|
Esquadro
|
Esquadro
|
Vitoria Sales
|
Fita A
|
Geovana
|
Fita A
|
Trena
|
Vitoria Beltana
|
Fita B
|
Pedro A.
|
Fita B
|
Trena
|
Ana Carolina
|
Anotações
|
Jhonatan H.
|
Anotações
|
Prancheta
|
Teste Peso ( organizam alunos horizontal )
Monitores 4 ano A
|
Função
|
Monitores 4 ano B
|
Funçãoe
|
Materiais
|
David
|
Visão balança
|
Vitoria
|
Visão balança
|
Balança
|
Armand
|
Organizador
|
Melissa
|
Organizador
|
********
|
Hellen
|
Anotações
|
Flávio
|
Anotações
|
Prancheta
|
João Gabriel
|
Organizador
|
********
|
Teste de altura ( organizam alunos teste de peso )
Monitores 4 ano A
|
Função
|
Monitores 4 ano B
|
Funçãoe
|
Materiais
|
Lucas
|
Visão altura
|
Bianca
|
Visão altura
|
*********
|
Gabriel Rodrigues
|
Visão calcanhares
|
Guilherme
|
Visão calcanhares
|
*********
|
Pedro Ramos
|
Organizador
|
Nixson
|
Organizador
|
*********
|
Leticia
|
Anotações
|
Leonardo
|
Anotações
|
Prancheta
|
monitores do teste de velocidade |
Inicio das avaliações pelos monitores
monitores organizando alunos jardim 2 B |
monitores de chegada e cronometro |
Alunos calculando seus testes com professor da sala |
Envergadura do teste impulsão vertical |
Teste de impulsão vertical |
Os teste de impulsão vertical e horizontal, os alunos aprenderam a manipular trena ( medidas de cada teste), e observar os demais alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário