As
aulas de Educação Física não estão restritas apenas à quadra para formação de
equipes com a finalidade de participar de competições ou rendimento físico,
pois a matéria está integrada à proposta pedagógica da escola, fazendo parte do
processo de ensino aprendizagem dos alunos, usando a interdisciplinaridade para
atingir este objetivo.
A interdisciplinaridade possibilita ao professor de Educação
Física a construção de atividades que tenha o desejo de inovar, ser criativo,
aberto ao novo, possibilitando que todos os alunos participem das aulas
ativamente, com alegria e satisfação, cada um com a sua própria contribuição.
Em uma aula
orientada e compatível com o desenvolvimento infantil, a criança encontrará
prazer nas atividades, suprindo, até mesmo, carências e descompensações
advindas do meio familiar, BORGES (1987).
Abaixo alguns exemplos de atividades desenvolvidas durante as
aulas de Educação Física envolvendo a demais disciplinas para o desenvolvimento
do aluno (como a matemática, artes e outras).
Maré encheu:
Faz-se uma roda e alguém fica no centro. Acontece o diálogo:
Pessoa no centro – Maré encheu
Roda – Chó
– Maré vazou
– Chó
– Bateu numa pedra
– Chó
– Navio afundou
– Chó
– Salvou a vida de X
Onde X é um número. Aí a roda se desfaz e as pessoas se reúnem em grupos de X. Quem sobrar, vai para o centro. A brincadeira continua até que o número de pessoas no centro é tão maior que a da roda que não é mais possível fechar a roda em volta delas.
Pessoa no centro – Maré encheu
Roda – Chó
– Maré vazou
– Chó
– Bateu numa pedra
– Chó
– Navio afundou
– Chó
– Salvou a vida de X
Onde X é um número. Aí a roda se desfaz e as pessoas se reúnem em grupos de X. Quem sobrar, vai para o centro. A brincadeira continua até que o número de pessoas no centro é tão maior que a da roda que não é mais possível fechar a roda em volta delas.
Elefantinho colorido:
Um participante é escolhido para comandar, no caso de crianças mais
novas o ideal é que seja um adulto. Ele fica à frente dos demais e diz:
“Elefantinho colorido!”. Os outros respondem: “Que cor?”. O comandante então
grita o nome de uma cor e os jogadores correm para tocar em algo que tenha
aquela tonalidade.
Quanto mais longe o acesso a cor, mais difícil o jogo fica. Para os mais velhos a brincadeira ficará mais divertida se o comandante perseguir os outros participantes e tentar capturá-los antes que eles cheguem à cor. O primeiro capturado vira o próximo comandante.
Quanto mais longe o acesso a cor, mais difícil o jogo fica. Para os mais velhos a brincadeira ficará mais divertida se o comandante perseguir os outros participantes e tentar capturá-los antes que eles cheguem à cor. O primeiro capturado vira o próximo comandante.
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