sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Projeto: EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

 
JUSTIFICATIVA

Este projeto vem atender às necessidades da escola e da nova lei que inclui o Trânsito como um dos "Temas Transversais" a ser trabalhado na Educação Infantil, valorizando ações de cooperação, desenvolvendo atitudes compartilhadas com intuito de difundir o conhecimento construído a todos aqueles que convivem direta e indiretamente com o trânsito.

O projeto visa também a desenvolver com os alunos brinquedos e brincadeiras antigas, a fim de conservar a memória e o prazer proporcionado por estes brinquedos, possibilitando às crianças conhecimento de que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, e sim participar da construção do brinquedo, interagindo com os colegas e familiares nas brincadeiras e desenvolvendo valores importantes na formação do ser humano como a preservação do meio ambiente, além disso, a maioria das crianças da atualidade utiliza brinquedos eletrônicos e tem pouco ou nenhum convívio com brinquedos e brincadeiras que promovem a socialização, da mesma forma não conhecem brinquedos e brincadeiras do passado, sendo necessário oferecer a esse público outras possibilidades
 
 
OBJETIVO GERAL

                Reviver e elaborar brinquedos, realizando brincadeiras que dizem muito sobre o tempo, a cultura e as características de cada lugar, reconhecendo a importância destes  como elementos da cultura local. Construir valores que possam ser viabilizados na vida prática dos membros da comunidade, objetivando a melhoria da qualidade de vida nas vias públicas..

OBJETIVO GERAL

                Reviver e elaborar brinquedos, realizando brincadeiras que dizem muito sobre o tempo, a cultura e as características de cada lugar, reconhecendo a importância destes  como elementos da cultura local. Construir valores que possam ser viabilizados na vida prática dos membros da comunidade, objetivando a melhoria da qualidade de vida nas vias públicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Promover a socialização e interação afetiva entre criança e família.
  • Desenvolver um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa partindo da construção de brinquedos com diversos materiais.
  • Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, autoestima.
  • Desenvolver o senso crítico, a socialização, a aceitação a regras e espírito cooperativo, etc.
  • Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla,equilíbrio e lateralidade.
    • Desenvolver a coordenação motora global, fina, desenvolvimento da memória e despertando a curiosidade. (lúdico)
    • Aprimorar a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais.
    • Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva.
    • Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança.
    • Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da Escola.
    • Identificar o significado da sinalização.
    • Descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança.
    • Reconhecer as cores dos sinais de trânsito.
    • Desenvolver a atenção e a percepção.
    • Identificar os principais sinais de trânsito.
    • Ensinar obediência à sinalização.
 
DESENVOLVIMENTO:

  • Roda de conversas: proporcionar que os alunos possam expor suas ideias e emoções relacionadas com o desenvolvimento do Projeto, o que aprenderam e as dificuldades.

§  Roda de Conversas "Chá com os avós" (brinquedos e brincadeiras que aprendi com meus pais e avós);

  • Construção dos carros de caixotes de madeira (pintura, montagem, etc)
 


 

 
 
    §  Construção do carrinho de rolimã
     
  • Elaboração de um circuito no pátio
 


 

 
  • Confecção de placas


 
 
  • Montagem de painéis
  • Conversas educativas e atividades sobre Trânsito
  • Agente de trânsito
 

  • Confecção de semáforo
§  Recursos naturais
 
(árvore)
 

(fonte)
§  Confecção do posto de gasolina
CULMINÂNCIA
 
§  Exploração dos brinquedos confeccionados pelos alunos nos ambientes da escola
§ Dia da Brincadeira Especial- socialização entre as salas e com o material construído
§  Brincar
 
§  Exposição do material desenvolvido durante o projeto
 
§  Confraternização – pais, alunos e professores da Escola: brincar com os brinquedos construídos.



 

 


 


 
 



 

 




 
 


 

 


 
 
 
 
 

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