JUSTIFICATIVA
Este
projeto vem atender às necessidades da escola e da nova lei que inclui o
Trânsito como um dos "Temas Transversais" a ser trabalhado na
Educação Infantil, valorizando ações
de cooperação, desenvolvendo atitudes compartilhadas com intuito de difundir o
conhecimento construído a todos aqueles que convivem direta e indiretamente com
o trânsito.
O projeto
visa também a desenvolver com os alunos brinquedos e brincadeiras antigas, a
fim de conservar a memória e o prazer proporcionado por estes brinquedos,
possibilitando às crianças conhecimento de que brincar não é apenas manusear
objetos e jogos eletrônicos, e sim participar da construção do brinquedo,
interagindo com os colegas e familiares nas brincadeiras e desenvolvendo
valores importantes na formação do ser humano como a preservação do meio
ambiente, além disso, a maioria das crianças da atualidade utiliza brinquedos eletrônicos e tem pouco ou nenhum convívio com brinquedos e brincadeiras que promovem a socialização, da mesma forma não conhecem brinquedos e brincadeiras do passado, sendo necessário oferecer a esse público outras possibilidades
OBJETIVO GERAL
Reviver e elaborar brinquedos, realizando brincadeiras que dizem muito sobre o tempo, a cultura e as características de cada lugar, reconhecendo a importância destes como elementos da cultura local. Construir valores que possam ser viabilizados na vida prática dos membros da comunidade, objetivando a melhoria da qualidade de vida nas vias públicas..
OBJETIVO GERAL
Reviver e elaborar brinquedos, realizando brincadeiras que dizem muito sobre o
tempo, a cultura e as características de cada lugar, reconhecendo a importância
destes como elementos da cultura local. Construir valores que possam ser
viabilizados na vida prática dos membros da comunidade, objetivando a melhoria
da qualidade de vida nas vias públicas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover a socialização e interação afetiva entre criança e família.
- Desenvolver um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa partindo da construção de brinquedos com diversos materiais.
- Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, autoestima.
- Desenvolver o senso crítico, a socialização, a aceitação a regras e espírito cooperativo, etc.
- Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla,equilíbrio e lateralidade.
- Desenvolver a coordenação motora global, fina, desenvolvimento da memória e despertando a curiosidade. (lúdico)
- Aprimorar a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais.
- Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva.
- Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança.
- Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da Escola.
- Identificar o significado da sinalização.
- Descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança.
- Reconhecer as cores dos sinais de trânsito.
- Desenvolver a atenção e a percepção.
- Identificar os principais sinais de trânsito.
- Ensinar obediência à sinalização.
- Desenvolver a coordenação motora global, fina, desenvolvimento da memória e despertando a curiosidade. (lúdico)
DESENVOLVIMENTO:
- Roda de
conversas: proporcionar que os alunos possam expor suas ideias e emoções
relacionadas com o desenvolvimento do Projeto, o que aprenderam e as
dificuldades.
§ Roda de Conversas "Chá com os avós" (brinquedos e brincadeiras
que aprendi com meus pais e avós);
- Construção dos carros de caixotes de madeira (pintura, montagem, etc)
- Elaboração de um circuito no pátio
§ Construção do carrinho de rolimã
- Confecção de placas
- Montagem de painéis
- Conversas educativas e atividades sobre Trânsito
- Agente de trânsito
- Confecção de semáforo
§ Recursos naturais
(árvore)
(fonte)
§ Confecção do posto de gasolina
CULMINÂNCIA
§ Exploração dos brinquedos confeccionados pelos alunos nos ambientes da
escola
§ Dia da Brincadeira Especial- socialização entre as salas e com o
material construído
§ Brincar
§ Exposição do material desenvolvido durante o projeto
Nenhum comentário:
Postar um comentário