Considero que todos os alunos têm direito a
vivenciar, experimentar aos conteúdos culturais da educação física.
A educação física como
componente curricular diante do desafio da inclusão conduz à
discussão do currículo e do Projeto Político Pedagógico da escola, exige
explicitações de seus fundamentos teóricos, e de suas orientações da natureza
pedagógica e técnica.
O Grande desafio do professor é dar conta das
diferenças de cada um dos alunos, inseridos em um mesmo grupo. Neste
sentido de heterogeneidade está sempre presente no cotidiano das aulas.
O papel do professor é de proporcionar aos alunos
e integrá-los ao ambiente físico-social em que estão inseridos, de modo cada
vez mais adequá-los ás necessidades deles.
atividade com lençol carrinho de rolimã atividade cooperativa
diferentes brinquedos e atividades
1- Adivinhar a cor
Os alunos são divididos em dois grupos, onde um grupo esconde o segredo das cores e o outro grupo tenta adivinhar qual o segredo ou a senha de cores escondidas pelo adversário. Pode ser criado três colunas com onze linhas, e na ultima linha os alunos adversários escondem o segredo. Vence o jogo que adivinhar o segredo, em menor numero de linhas.
aluna tentando advinhar o segredo |
aluno tentando advinha o segredo |
2- Organizando o espaço
Os alunos são divididos em dois grupos. Espalhe o maior numero de materiais pelo espaço em que ira desenvolver os jogos. Coloque um exemplar de cada material para que os alunos possam recolher o material espalhado no espaço e colocar organizadamente em seu devido lugar.3- Dominó
Joguinho de dominó adaptado, onde os olunos seguem regras simples. Lembendo que as regras devem ser criadas pelo organizador do evento ou aula e enviadas as escolas ou equipes, de maneira que todos os participantes treinem, para que tenha uma harmonia na hora do jogo.
Dominó adaptado |
4- Acerte o alvo
Os alunos são divididos em dois grupos. Em uma distância de 5 a 7 metros, coloca-se uma garrafa "pet". Cada grupo com uma bola de meia tenta tenta derrubar a garrafa. Vence a equipe que derrubar mais vezes a garrafa.
Aluno preparando para arremessar |
5- Boliche adaptado
É preparado uma canaleta com um tubo pvc de 100 mm cortado ao meio, e uma bolinha de tênis, e garrafas pet. O aluno coloca a bolinha de tênis na canaleta e a bolinha derruba as garrafas.6- Basquete adaptado
Os alunos são divididos em dois grupos. Em uma distância de 5 a 7 metros, coloca-se uma cesta de basquete alta, outra mais abaixo, para que todos os alunos tenham oportunidades de fazer o arremesso.
Alunos na dança de abertura |
Idéias muito bacanas.
ResponderExcluir