sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Atividades recreativas para alunos com necessidades especiais




Considero que todos os alunos têm direito a vivenciar, experimentar aos conteúdos culturais da educação física.


A educação física como componente curricular diante do desafio da inclusão conduz à discussão  do currículo e do Projeto Político Pedagógico da escola, exige explicitações de seus fundamentos teóricos, e de suas orientações da natureza pedagógica e técnica.


O Grande desafio do professor é dar conta das diferenças  de cada um dos alunos, inseridos em um mesmo grupo. Neste sentido de heterogeneidade está sempre presente no cotidiano das aulas.


O papel do professor é de proporcionar aos alunos e integrá-los ao ambiente físico-social em que estão inseridos, de modo cada vez mais adequá-los ás necessidades deles.




       atividade com lençol                        carrinho de rolimã                     atividade cooperativa
                                 
 


           

                                                        diferentes brinquedos e atividades
 











1- Adivinhar a cor


Os alunos são divididos em dois grupos, onde um grupo esconde o segredo das cores e o outro grupo tenta adivinhar qual o segredo ou a senha de cores escondidas pelo adversário. Pode ser criado três colunas com onze linhas, e na ultima linha os alunos adversários escondem o segredo. Vence o jogo que adivinhar o segredo, em menor numero de linhas.




aluna tentando advinhar o segredo
aluno tentando advinha o segredo








 

 

2- Organizando o espaço

Os alunos são divididos em dois grupos. Espalhe o maior numero de materiais pelo espaço em que ira desenvolver os jogos. Coloque um exemplar de cada material para que os alunos possam recolher o material espalhado no espaço e colocar organizadamente em seu devido lugar.


3- Dominó

Joguinho de dominó adaptado, onde os olunos seguem regras simples. Lembendo que as regras devem ser criadas pelo organizador do evento ou aula e enviadas as escolas ou equipes, de maneira que todos os participantes treinem, para que tenha uma harmonia na hora do jogo.




Dominó adaptado

 

4- Acerte o alvo

Os alunos são divididos em dois grupos. Em uma distância de 5 a 7 metros, coloca-se uma garrafa "pet". Cada grupo com uma bola de meia tenta tenta derrubar a garrafa. Vence a equipe que derrubar mais vezes a garrafa.


Aluno preparando para arremessar

 5- Boliche adaptado

É preparado uma canaleta com um tubo pvc de 100 mm cortado ao meio,  e uma bolinha de tênis, e garrafas pet. O aluno coloca a bolinha de tênis na canaleta e a bolinha derruba as garrafas.

6- Basquete adaptado

Os alunos são divididos em dois grupos. Em uma distância de 5 a 7 metros, coloca-se uma cesta de basquete alta, outra mais abaixo, para que todos os alunos tenham oportunidades de fazer o arremesso.


Alunos na dança de abertura

7- Dança circular

A dança circular foi adaptada para que os alunos através da dança melhorassem a motivação e auto-estima. Música laranja com laranja do nosso mestre Edinho Paraguassu.

Um comentário: