sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Psicomotricidade:Jogos e brincadeiras

ATIVIDADES DE PSICOMOTRICIDADE E SOCIALIZAÇÃO


A psicomotricidade é uma neurociência que transforma o pensamento em ato motor harmônico. A educação psicomotora é o começo do processo de educação infantil. A dificuldades de aprendizagem detectadas em uma criança podem ter como causa um desenvolvimento psicomotor defasado. Os jogos lúdicos devem ser entendidos como práticas que promovem a aprendizagem e desenvolvem vários aspectos do ser humano, como o motor, o psicológico, o social e o afetivo.


Jogo onde a criança desenvolve equilíbrio, domínio da bola, coordenação

Jogo que envolve o sentido de direção

                      A criança brinca autonomamente, e não ficam sem proteção e cuidado
 


                      Neste jogo o bem estar físico e psicológico é um dos objetivos principais

                            Através das brincadeiras as crianças expressam seus sentimentos

A ludicidade deve ser promovida através das atividades psicomotoras, em um ambiente agradável e motivador. Principalmente durante as aulas de Educação Física, o professor deve se desvincular da repetição mecanicista dos movimentos e priorizar atividades que desenvolvam corpo e mente, ou seja, o organismo de forma global. A brincadeira é um canal direto que a criança usa para exprimir seus desejos e emoções, sendo ferramenta muito válida durante as séries iniciais, período no qual a criança se vincula à sociedade



              Psicomotricidade com bexigas, e o direito a correr, pular, saltar em espaços amplos

                       As crianças buscam seu espaço e criatividade e organizam seus jogos

                        Constroem seu brinquedo no espaço e desenvolvem movimentos amplos

                      Socializando através de ser arrastada no cobertor, e saltar em colchão

                        Aprendemos a lidar com crianças agitadas sem descriminá-las ou punilas

                                Crianças muito quietas e retraidas, motivam nossa atenção especial

                    Damos suporte às crianças que tem dificuldades para se integrar as brincadeiras

                                                           Atravessar sobre o banco

       Desenvolvem forças, agilidade, equilibrio, coordenação em atividades de tempo e espaço

               Jogos de acertar o alvo através do aparelho adaptado para o tamanho das crianças

                                                       Objetivo de derrubar as garrafas


Na prática, há que se observar o fato de que as crianças aprendem de modo mais satisfatório e eficaz através de jogos e brincadeiras.


A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil. (LIMA; BARBOSA, 2007)






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