ATIVIDADES DE PSICOMOTRICIDADE E SOCIALIZAÇÃO
A psicomotricidade é uma
neurociência que transforma o pensamento em ato motor harmônico. A educação
psicomotora é o começo do processo de educação infantil. A dificuldades de
aprendizagem detectadas em uma criança podem ter como causa um desenvolvimento
psicomotor defasado. Os jogos lúdicos devem ser entendidos como práticas que promovem a aprendizagem e desenvolvem vários aspectos do ser humano, como o motor, o psicológico, o social e o afetivo.
Jogo que envolve o sentido de direção
A ludicidade deve ser promovida através das atividades psicomotoras, em um ambiente agradável e motivador. Principalmente durante as aulas de Educação Física, o professor deve se desvincular da repetição mecanicista dos movimentos e priorizar atividades que desenvolvam corpo e mente, ou seja, o organismo de forma global. A brincadeira é um canal direto que a criança usa para exprimir seus desejos e emoções, sendo ferramenta muito válida durante as séries iniciais, período no qual a criança se vincula à sociedade
Na prática, há que se
observar o fato de que as crianças aprendem de modo mais satisfatório e eficaz
através de jogos e brincadeiras.
A
Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação
do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do
movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades,
as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o
mundo em que vivem. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os
jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a
Educação Infantil. (LIMA; BARBOSA, 2007)
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