segunda-feira, 24 de outubro de 2016


PROJETO: Paraquedas, reciclagem e os jogos matemáticos

O objetivo principal do projeto foi promover o contato entre as pessoas, através do exercício de convivência; fortalecer o trabalho em equipe, a partir da consciência de que os esforços/qualidades/competências individuais, quando colocados a serviço do coletivo, podem gerar mais resultados, com muito menos esforço e muito mais felicidade, utilizando um material reciclado. 
E o grande desafio foi realizar uma diversidade de movimentos coletivos, utilizando um equipamento cooperativo reciclado com guardas chuvas usadas (paraquedas). Outro ponto importante foi o trabalho com a matemática, com soluções de problemas através deste tipo de brincadeira. É possível que as crianças desenvolvam relações temporais, espaciais-numéricas, e avaliação de distância e velocidade, relacionadas a noções de números, medidas e geometria. Através desse projeto voltado à conscientização das crianças e das famílias, de como é importante preservar o meio ambiente e de cuidar principalmente do espaço em que estamos inseridos adquirindo assim hábitos e cuidados para melhorar nossa qualidade de vida, e que podemos transformar o lixo através da reciclagem. Utilizando o lixo reciclável como material de baixo custo e de grande utilidade para o desenvolvimento das crianças e do processo ensino aprendizagem. Fizemos uma grande campanha de arrecadação de guarda-chuvas e sombrinhas, enviando um comunicado aos pais através da agenda dos alunos, pedindo a colaboração de guarda-chuvas e sombrinhas velhas que não mais era utilizado, e conseguimos arrecadar mais de 200 guarda-chuvas e sombrinhas.
A etapa seguinte, foi lavar os panos e começar a costura-los. Este trabalho de costura foi realizado na cidade de Casa Branca por meus pais, José Carlos Caldiron e Helena F. Caldiron.  Após concluída o trabalho de costura, foi realizado testes com os alunos.
Processo de costura
teste com os alunos






      A  partir dos estímulos facilitadores que estará conduzindo a esta atividade, a equipe foi desafiada a realizar diversos movimentos com o Paraquedas, descobrindo que trabalhar cooperativamente pode ser divertido e prazeroso quando combinamos nossos esforços individuais a serviço de um objetivo comum explorando uma grande variedade de ideias matemáticas, não apenas numéricas, mas também aquelas relativas à geometria, às medidas em noções de estatísticas, de forma que as crianças desenvolvam e conservem com prazer uma curiosidade acerca da matemática, adquirindo diferentes formas de perceber a realidade.
     Durante os movimentos, o facilitador pode convidar a equipe a sugerir movimentos a serem realizados com o paraquedas, estimulando a criatividade, e a pró-atividade, voltados ao exercício da matemática. Este Jogo Cooperativo também oferece uma ótima oportunidade para estimular o contato entre as pessoas, possibilitando um maior entrosamento entre a equipe.












     
    





Nenhum comentário:

Postar um comentário