PROJETO: Paraquedas, reciclagem e os jogos
matemáticos
O objetivo principal do projeto foi
promover o contato entre as pessoas, através do exercício de convivência;
fortalecer o trabalho em equipe, a partir da consciência de que os
esforços/qualidades/competências individuais, quando colocados a serviço do
coletivo, podem gerar mais resultados, com muito menos esforço e muito mais
felicidade, utilizando um material reciclado.
E o grande desafio foi realizar uma
diversidade de movimentos coletivos, utilizando um equipamento cooperativo
reciclado com guardas chuvas usadas (paraquedas). Outro ponto importante foi o
trabalho com a matemática, com soluções de problemas através deste tipo de
brincadeira. É possível que as crianças desenvolvam relações temporais, espaciais-numéricas,
e avaliação de distância e velocidade, relacionadas a noções de números,
medidas e geometria. Através desse projeto voltado à
conscientização das crianças e das famílias, de como é importante preservar o
meio ambiente e de cuidar principalmente do espaço em que estamos inseridos adquirindo
assim hábitos e cuidados para melhorar nossa qualidade de vida, e que podemos
transformar o lixo através da reciclagem. Utilizando o lixo reciclável como
material de baixo custo e de grande utilidade para o desenvolvimento das
crianças e do processo ensino aprendizagem. Fizemos uma grande campanha de
arrecadação de guarda-chuvas e sombrinhas, enviando um comunicado aos pais
através da agenda dos alunos, pedindo a colaboração de guarda-chuvas e
sombrinhas velhas que não mais era utilizado, e conseguimos arrecadar mais de
200 guarda-chuvas e sombrinhas.
A etapa seguinte, foi lavar os
panos e começar a costura-los. Este trabalho de costura foi realizado na cidade
de Casa Branca por meus pais, José Carlos Caldiron e Helena F. Caldiron.
Após concluída o trabalho de costura, foi realizado testes com os alunos.
Processo de costura |
teste com os alunos |
A partir dos estímulos facilitadores que estará conduzindo a esta atividade, a equipe foi desafiada a realizar diversos movimentos com o Paraquedas, descobrindo que trabalhar cooperativamente pode ser divertido e prazeroso quando combinamos nossos esforços individuais a serviço de um objetivo comum explorando uma grande variedade de ideias matemáticas, não apenas numéricas, mas também aquelas relativas à geometria, às medidas em noções de estatísticas, de forma que as crianças desenvolvam e conservem com prazer uma curiosidade acerca da matemática, adquirindo diferentes formas de perceber a realidade.
Durante os movimentos, o facilitador pode convidar a equipe a sugerir movimentos a serem realizados com o paraquedas, estimulando a criatividade, e a pró-atividade, voltados ao exercício da matemática. Este Jogo Cooperativo também oferece uma ótima oportunidade para estimular o contato entre as pessoas, possibilitando um maior entrosamento entre a equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário