No Brasil, as Danças
chegaram através de Carlos Solano que foi hóspede na Fundação Findhorn por um
longo tempo nos anos 80. Ele fez o Treinamento em Danças Sagradas com Anna
Barton e recebeu o certificado como sendo o primeiro instrutor de Danças
Sagradas no Brasil. As Danças Circulares promovem uma rápida integração de
grupos, reflexões sobre o trabalho em equipe, compreensão sobre conflitos, o
despertar da criatividade, a integração dos hemisférios cerebrais, a ativação
corporal, meditação dinâmica, conexão com seu “eu superior”.
Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode dançar em uma Roda. Não é preciso ter experiência anterior em dança, basta ter vontade, querer entrar em contato com a alegria e com a possibilidade da comunhão entre os seres humanos.
Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode dançar em uma Roda. Não é preciso ter experiência anterior em dança, basta ter vontade, querer entrar em contato com a alegria e com a possibilidade da comunhão entre os seres humanos.
Habilidades:
Conhecer
e vivenciar o movimento em diferentes ritmos corporais; Articular o gesto com
sons e ritmos produzidos pelo próprio corpo através de coreografia simples
coreografias.
Expectativas:
Enfrentar desafios corporais respeitando
as diferenças individuais e participar de atividades
com seus colegas auxiliando àqueles que têm algumas
dificuldades e aceitando ajuda;( Preparo a cidadania ) : Identificar e
associar, através de gestos e/ou verbalização, os ritmos musicais tratados em
aula, associando-os aos eventos festivos do dia-a-dia na comunidade e na
escola.
Tema:
Danças circulares
Competências:
Identidade: Autoestima e autoconfiança.
Indicadores:
O aluno definiu a curiosidade em aprender a dança?
O aluno reagiu de maneira positiva as criticas do
grupo?
O aluno aceitou, interagiu, demonstrou a ter boas
habilidades de comunicação?
Valorizou o trabalho dos outros?
Reacionais:
Convívio com a diferença
Convívio em grupo
Avaliação:
O que se busca no processo avaliativo com os alunos
é, primeiramente, a participação e a integração de todos durante a aula, seja
essa participação parcial ou integral, dada às limitações individuais de alguns
alunos. A partir daí, conduzi-los a uma aprendizagem dos conteúdos, sendo esta
verificada através da participação dos mesmos. Desafiar o aluno e questioná-lo,
para que ele possa expressar suas duvidas, interagir com seus interesses,
valores, desenvolver competência para resolver seus problemas. (avaliação continua)
Como proposta de trabalho, para realização da dança circular, utilizei diversas músicas, especialmente as músicas de Edinho Paraguassu, Docente Licenciado da FAAP/SP; Licenciado em Educação Física; Pós Graduação Lato Sensu em Recreação/Lazer, coordenado pela UFMS/MEC/Unesco. Autor do cd Brinquedo – Cantigas de Rodas, Brinquedos Cantados e Danças Circulares Recreativas. Palestrante em mais de 600 eventos em 22 estados brasileiros.
" Veja a beleza da natureza. Veja a espontaneidade de uma criança. Veja nessa criança tanta pureza. Veja nessa pureza quanta esperança!" - Edinho Paraguassu
Músicas:
"LEGAL, LEGAL, LEGAL"
"TÁ PRONTO SEU LOBO"
"LARANJA COM LARANJA"
"LARANJA COM LARANJA"
Como dito anterior, qualquer pessoa,
de qualquer idade, é bem possível fazer boas rodas de Dança Circular. Mas é
claro que cada idade traz oportunidades e desafios diferentes, permitindo que o
aprofundamento a partir da experiência da dança se faça por etapas. Importante
sempre ter em mente as fases do desenvolvimento infantil, e como elas impactam
na percepção corporal, coordenação motora, emoções, etc, escolhendo um
repertório e uma didática de acordo com cada fase das crianças, pois também são
muito bem vindas e que dão um resultado surpreendente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário