quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Brincar e Cantar

BRINCAR  E CANTAR


Tem como habilidades expressar-se corporalmente por mímicas e imitações, e espera-se expectativas de brincadeiras cantadas: com representação original cantigas de roda com representação original expressão corporal: mímicas e imitações. Expressando autonomia e atenção ao ritmos.


 

Peixinhos:

Numa roda o mestre canta: a canoa virou, deixara virar, foi por causa da fulana que não soube remar. A criança chamada vira de costas e continua rodando. Quando todas as crianças estão de costas o mestre passa a cantar. Ai, se eu fosse um peixinho e soubesse nadar eu tirava a fulana do fundo do mar, réptil. A criança citada vira de frente e continua na roda até que todas as crianças estejam voltadas para o centro da roda novamente.




Seu lobo:

Escolhe-se uma criança para ser o lobo que deverá se esconder perto. As outras crianças deverão ir até onde o lobo está escondido e então cantam: vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem, seu lobo está? Então o lobo responder: estou tomando banho. As crianças dão outra volta cantando novamente até chegar perto da casa: vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem, seu lobo está? O lobo responde outra coisa: estou botando meu sapato e assim por diante cada vez o lobo dirá algo diferente que está fazendo, até quando estiver pronto. O lobo então sai sem falar nada atrás das crianças. A que ele conseguir agarrar será o próximo lobo.


Corre cutia:

As crianças sentadas em um círculo. Com um lencinho na mão canta-se a música... corre cuia na casa da tia, corre cipó na casa da vó, lencinho na mão caiu no chão, moça(o) bonita(o) do meu coração, pode jogar que ninguém vai olhar( todos os alunos fecham os olhos), e o jogador escolhe um jogador no qual deixará cair o lenço. Quem pegar o lenço tenta pegar quem deixou cair o lenço que sentará no seu lugar, se for pego vira galinha choca. 

                                  

O gato e o rato:

As crianças, de mãos dadas, formam  um círculo, ficando uma dentro do círculo (rato) e outra fora ( gato). As crianças giram e o gato pergunta às crianças: "Seu ratinho está em casa? Não, senhor! A que horas ele volta? Às oito horas. (ou qualquer outra). Que horas são?  Uma hora. Que horas são? Duas horas. Ao chegar a hora determinada pelo grupo, as crianças param de rodar e o gato lhe pergunta: Seu ratinho já chegou? Sim, Senhor! Dão-me licença para entrar? Sim, Senhor!"Começa então a perseguição do gato ao rato que as  crianças ajudam a esconder, facilitando sua entrada e a saída do círculo e dificultando a passagem do gato. O jogo termina quando o gato conseguir pegar o rato.

 

Estátua:

Faz-se uma roda e todos vão rodando de mãos dadas e cantando a seguinte canção:

" A casinha da vovó, cercadinha de cipó, o café está demorando, com certeza não tem pó! Brasil 2000! Quem mexer saiu!"

Todos ficam como estátua e não vale rir, nem se mexer, nem piscar, nem se coçar. Quem será que vai ganhar.

 

Adoleta:

Várias pessoas formam uma roda. Juntam-se as mãos e vão batendo na mão de cada membro conforme vai passando a música. Bate na mão de sílaba em sílaba, fala uma sílaba e bate na mão do companheiro ao lado, fala outra sílaba e o companheiro bate na mão da outra pessoa, assim por diante. A música vai terminar no "eu". Quando terminar, a pessoa que receber o tapa na mão por último terá que pisar no pé de alguém (cada pessoa do jogo só poderá dar um passo na hora que terminar a música). Se ela conseguir, a pessoa em que ela pisou é eliminada. Se não conseguir, sai. A música é assim:

Adoleta

le peti petecolá

les café com chocolá

Adoleta

Puxa o rabo do tatu,

quem saiu foi tu,

puxa o rabo da panela,

quem saiu foi ela,

puxa o rabo do pneu,

quem saiu fui eu.


Dança da formiguinha:

Com um pedaço de barbante amarra-se um pedacinho de papel na ponta do barbante. o professor diz ao aluno que é uma forminha. Cantando a música: Fui no mercado comprar café, e a formiguinha subiu no meu pé....e eu sacudi, sacudi, sacudi...mas a formiguinha não parava de subir, e coloca-se a forminha (barbante) no pé, e assim sucessivamente.

 

                              

 

A Carrocinha: 



Nessa brincadeira, a criançada gira para lá e para cá e até pula com uma perna só. Mas, para dar certo, precisaremos de, no mínimo, 6 participantes.
Organização: Duas rodas. A menor dentro da maior.
Como brincar: As duas rodas giram em sentidos opostos cantando a música. Quando chegam em “Que gente é esta”, cada um dos que estão na roda menor escolhe um colega da maior e, de braços dados, as duplas rodopiam. Depois, as crianças escolhidas trocam de lugar com as que estavam na roda menor. Há outra opção. Ao chegar ao verso “Que gente é esta”, todos soltam as mãos: os da roda maior batem palmas e os da menor, com as mãos na
cintura e virados de frente para os seus companheiros, saltam ora com um pé, ora com outro. Segue a cantiga:

 

A carrocinha pegou / Três cachorros de uma vez / A carrocinha pegou  /  Três cachorros de uma vez / Trá - la - la que gente é essa / Trá - la - la que gente má! / Trá - la - la que gente é essa / Trá - la - la que gente má!



Verderi (1999) ressalta que, quando aplicado na infância, o brinquedo cantado aprimora a corporeidade, o intelecto, esquema corporal, orientação espacial e temporal, percepções, desenvolve o ritmo, autoformarão, autoconceito, autoimagem, a cooperação, a afetividade, o gosto pelo canto, pela dança, enfim tudo aquilo que a sociedade espera de um futuro cidadão. A união da música com as atividades que envolvam o corpo pode trazer às crianças uma série de benefícios atingindo diferentes áreas do desenvolvimento humano como cognitivo social e físico.
 


 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 






 




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