Crianças e adolescentes que passam por este tipo de constrangimento sofrem muito e, quase sempre,os pais ficam sem entender a causa da aversão repentina que os filhos tomam pela escola, com pedidos frequentes para que possam faltar às aulas.Alterações comportamentais influenciadas pela obesidade, como transtorno alimentares do tipo bulimia e comportamentos de risco como tabagismo, alcoolismo, atividade sexual prematura e praticas nutricionais erradas podem também influenciar no desempenho da criança na escola.Um dos maiores problemas de saúde publica já enfrentado é a obesidade na infância e na adolescência.
DIFICULDADES IMPOSTAS PELA OBESIDADE NA INFÂNCIA
Dificuldade de enfrentar brincadeiras de seus colegas relacionadas ao peso corporal, o que causa estresse psicológico intenso e piora da autoestima; isolamento social, redução considerável da capacidade de fazer amigos, de aproveitar oportunidades e praticar atividade física em grupos, com o consequente aumento de consumo de alimentos; depressão, que pode ocorrer como causa ou consequência da obesidade na infância e adolescência. Os pais ou responsáveis devem em primeiro lugar levar as crianças obesas para fazer um tratamento adequado para obesidade, pois antes do bullyng entrar em cena, o excesso de peso ja compromete toda a saúde da criança, não proporcionando uma vida normal.
Sabe-se que o tratamento não fará a criança perder peso da noite para o dia, portanto um bom dialogo a respeito do bullyng e deixar claro que é uma fase passageira. O importante é que a criança saiba que o motivo para o emagrecimento é a saúde e não a aceitação de seus colegas. Ensinar agir com naturalidade e bom humor diante das piadas, são formas de amenizar a situação.
Outro fator necessário é o contato com professor para saber o comportamento e a interação dos filhos com os colegas, pois muitas crianças optam por esconder o problema. Portanto, todos os envolvidos (familiares e professores) devem estar atentos ao que ocorre com a criança e qual é a sua habilidade de enfrentamento do bullyng, a qual acarreta muitos danos para a saúde mental na infância. Fontes de pesquisa www.citen.com.brendocrinologia; www.crmms.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário