Planejamento Anual de Educação Física (Ensino
Fundamental I)
(MODELO)
Justificativas: buscando
oferecer alternativas para a concretização do processo de aprendizagem, a
proposta de ampliação de jornada educativa, e proporcionando aos alunos novas experiências
culturais e esportivas voltadas para a melhoria de sua qualidade de vida.
Através dos conteúdos de Educação Física, tornar meios para o aluno
desenvolverem competências e habilidades necessárias, para viver e atuar como
cidadão em um mundo globalizado e complexo, intervindo nessa realidade de forma
critica e criativa.
Objetivo geral:
Objetivo geral:
• Favorecer o processo de formação humana valorizando não só o domínio do conhecimento, habilidades e competências, sejam, intelectuais ou motoras, mas também, a formação estética, política e ética do educando tornando assim um processo integral da formação humana, através de atividades diferenciada tirando o aluno de sua rotina;
• Estimular os alunos agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo.
Objetivos específicos:
Jogos e Brincadeiras:
• Oferecer aos alunos
atividades de lazer, na escola, visando promover a socialização e
entretenimento;
• Resgatar a prática de jogos de rua como forma de recreação e vivência de regras;
• desenvolver as habilidades sensório-motoras e a criatividade através de atividades recreativas.
• solucionar problemas que possam surgir no desenvolvimento de cada atividade.
• desenvolver a atenção, concentração e raciocínio rápido através de jogos de salão.
• Resgatar a prática de jogos de rua como forma de recreação e vivência de regras;
• desenvolver as habilidades sensório-motoras e a criatividade através de atividades recreativas.
• solucionar problemas que possam surgir no desenvolvimento de cada atividade.
• desenvolver a atenção, concentração e raciocínio rápido através de jogos de salão.
Danças e
Atividades Rítmicas e Expressivas:
• Vivenciar as inúmeras possibilidades de gestos e ritmos corporais;
• Ampliar as propriedades expressivas do próprio movimento;
• Conhecer e identificar as características da dança e dos movimentos expressivos;
• Valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da
cultura corporal, presentes no cotidiano.
• Conhecer e valorizar as musica e seus movimentos;
Ginástica:
• despertar nos alunos interesse pela realização e valorização de técnicas de trabalho corporal, de caráter individualizado com finalidade diversa;
• executar movimentos corporais compreendendo e utilizando de forma adequada com segurança, equilíbrio e estética;
• Conhecer limites e potencialidades do corpo;
Esporte:
• Executar os movimentos fundamentais básicos aplicando-os no contexto dos esportes;
• Iniciar o conhecimento das regras oficiais dos principais esportes, facilitando assim sua pratica;
• Transmitir conhecimentos sobre regras, penalidades, técnica e tática dos desportos;
• Conhecer diferentes esportes fora do cotidiano de formar adaptada e recreativa;
Brinquedos:
• Incentivar o aproveitamento de material reciclável e ensinar aos alunos a importância da responsabilidade com a natureza.
Teatro:
• Desenvolver um olhar crítico sobre a arte da representação, tendo discernimento sobre atuação, direção, encenação e dramaturgia;
• Contribuir para que o aluno perca timidez;
• Aprender a trabalhar em grupo;
• Promover a socialização e a integração;
• Desenvolver sua sensibilidade;
• Aprender a atuar, ler um texto teatral, compor um personagem e montar uma cena.
Conteúdos das oficinas:
jogos e brincadeiras
• Tradicionais (recreativas, com regras simples e adaptadas, cooperativas e de competição);
• de salão para dias de chuva ( de raciocínio rápido, atenção concentração e entretenimento).
Danças e atividades rítmicas:
• Com música (vivencia de atividades rítmicas seguindo a música);
• Percussão corporal (vivencia de atividades rítmicas com percussão corporal);
• Instrumento de percussão (vivencia de atividades rítmicas com instrumentos de percussão, confeccionados pelos alunos).
Ginástica:
• Manutenção da saúde (aquecimentos/ alongamentos/exercícios físicos);
• Ginástica Olímpica (elementos ginásticos acrobáticos/ exercícios corporais sistematizados);
• Ginástica Rítmica Desportiva (técnicas por elementos corporais da dança, ginástica e arte de manipular material). (modalidade que relaciona com corpo, musica e aparelho).
Esporte:
História do esporte, características, objetivo do esporte, regras, fundamentos básicos e jogos pré-desportivas recreativos e adaptados ( para iniciação).
• Futebol (domínio, passe, finta, drible, condução, cabeceio e chute )
• Handebol (manejo , quique, passe, drible, condução, lançamento e arremesso)
• Vôlei (saque, toque e manchete)
• Basquete(manejo, drible, passe, arremesso e lançamento)
• Peteca (saque e toque)
• pingue e pongue (saque, passe e empunhadura)
• esportes recreativos (basebol e outros)
Brinquedos
:
• Confecção de brinquedos ( a partir de sucata com materiais reciclados e para ser utilizados em outras oficinas.
Teatro:
• Encenar peças teatrais (expressões faciais, corporais/ memorização/ fantoches )
Dança:
• Recreação socialização (ritmos diversos);
• Fatores integrantes do espaço (níveis, planos, direções e distancias)
• Recursos coreográficos
• Movimentos e gestos técnicos na dança (montagem de coreografias).
Recursos materiais e físicos:
Materiais:
• Bolas de borracha de diversos tamanhos;
• Bolas de futebol,
• Bolas de handebol
• Bolas de basquete,
• Bolas de vôlei, rede e postes.
• Petecas, rede e postes.
• Bola de tênis, taco e cones.
• Bolas de pingue-pongue, rede e raquetes.
• Corda grande;
• Jogo de boliche;
• Elástico;
• Dominós, quebra-cabeças, damas, xadrez;
• Pneus velhos;
• Cones;
• bexigas;
• giz;
• Aparelho de som e CDs diversos;
• TV e DVD;
• Latas, pedras, grãos, fita crepe;
• Colchonetes;
• Banco (sueco);
• Arcos (bambolês)
• Bolas pequenas
• Fitas de cetim
• Massas;
• Cordas individuais
• Tesouras
• Lápis de cor e canetinha
• Giz de cera
• Tinta guache e pinceis
• Cola
• Régua
• Papeis diversos;
• Fitas adesivas coloridas;
Físicos:
• Pátio
• Sala de aula
• Campo
• Quadra
Avaliação: Será individual e contínua no decorrer das oficinas, através da participação, interesse, desempenho e disciplina nas atividades realizadas.
• Confecção de brinquedos ( a partir de sucata com materiais reciclados e para ser utilizados em outras oficinas.
Teatro:
• Encenar peças teatrais (expressões faciais, corporais/ memorização/ fantoches )
Dança:
• Recreação socialização (ritmos diversos);
• Fatores integrantes do espaço (níveis, planos, direções e distancias)
• Recursos coreográficos
• Movimentos e gestos técnicos na dança (montagem de coreografias).
Recursos materiais e físicos:
Materiais:
• Bolas de borracha de diversos tamanhos;
• Bolas de futebol,
• Bolas de handebol
• Bolas de basquete,
• Bolas de vôlei, rede e postes.
• Petecas, rede e postes.
• Bola de tênis, taco e cones.
• Bolas de pingue-pongue, rede e raquetes.
• Corda grande;
• Jogo de boliche;
• Elástico;
• Dominós, quebra-cabeças, damas, xadrez;
• Pneus velhos;
• Cones;
• bexigas;
• giz;
• Aparelho de som e CDs diversos;
• TV e DVD;
• Latas, pedras, grãos, fita crepe;
• Colchonetes;
• Banco (sueco);
• Arcos (bambolês)
• Bolas pequenas
• Fitas de cetim
• Massas;
• Cordas individuais
• Tesouras
• Lápis de cor e canetinha
• Giz de cera
• Tinta guache e pinceis
• Cola
• Régua
• Papeis diversos;
• Fitas adesivas coloridas;
Físicos:
• Pátio
• Sala de aula
• Campo
• Quadra
Avaliação: Será individual e contínua no decorrer das oficinas, através da participação, interesse, desempenho e disciplina nas atividades realizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário