quinta-feira, 1 de junho de 2017

Jogos cooperativos


      Mais um jogo cooperativo realizado com alunos de 4º e 5º da EMEF Rui Barbosa; essa  dinâmica de grupo têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a ajuda entre as pessoas.
      No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário, fazendo com que a pessoa aprenda a se colocar no lugar do outro, e não priorizar apenas o seu lado.
     Aprenda a compartilhar e cooperar com o próximo. Estimular o afeto, a compaixão e facilitar a aproximação e a aceitação entre os membros da equipe para alcançar um objetivo no final.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Jogo Cooperativo: “CAMISA DUPLA”


Jogo Cooperativo: “CAMISA DUPLA


Proporcionando atividades que fortaleçam os laços e o trabalho de equipe, exercitando e desenvolvendo habilidades e valores entre eles:

o espírito de equipe e a cooperação,


  a intercomunicação de ideias, a resolução de problemas,




 as habilidades motoras, interesse e comprometimento dos participantes,



aumento na melhora do ambiente escolar,  entre outros.



 

Alunos  dos 4º e 5º anos

da EMEF Rui Barbosa / Taboão da Serra

 

sexta-feira, 31 de março de 2017

A Afetividade na Educação Infantil

                  

O objetivo deste trabalho é de estimular nos alunos pequenos valores para que tenham uma
boa interação com as pessoas e com o mundo, demonstrando carinho e afeto
com as pessoas em nossa volta.
Para isso realizamos jogos, brincadeiras diversos e cooperativos.

Despertar atitudes de cooperação e respeito


Vivenciar situação de socialização e interação com os amigos


Demonstrar e manifestar carinho para com o outro


Respeitar limites e obedecer às regras



 Valorizar e respeitar a individualidade dos outros.




segunda-feira, 27 de março de 2017


Arborismo

O arborismo é um esporte de aventura que proporciona de forma lúdica e didática o contato com a natureza e a estimulação das capacidades físicas e habilidades motoras.




    Propicia a prática da Educação Física escolar de maneira contínua e prazerosa.


 


Desenvolve habilidades motoras de deslocamento e capacidades física  de força e equilíbrio.

 










domingo, 12 de março de 2017


As aulas de Educação Física não estão restritas apenas à quadra para formação de equipes com a finalidade de participar de competições ou rendimento físico, pois a matéria está integrada à proposta pedagógica da escola, fazendo parte do processo de ensino aprendizagem dos alunos, usando a interdisciplinaridade para atingir este objetivo.

A interdisciplinaridade possibilita ao professor de Educação Física a construção de atividades que tenha o desejo de inovar, ser criativo, aberto ao novo, possibilitando que todos os alunos participem das aulas ativamente, com alegria e satisfação, cada um com a sua própria contribuição.

Em uma aula orientada e compatível com o desenvolvimento infantil, a criança encontrará prazer nas atividades, suprindo, até mesmo, carências e descompensações advindas do meio familiar, BORGES (1987).

Abaixo alguns exemplos de atividades desenvolvidas durante as aulas de Educação Física envolvendo a demais disciplinas para o desenvolvimento do aluno (como a matemática, artes e outras).


Maré encheu:
Faz-se uma roda e alguém fica no centro. Acontece o diálogo:
Pessoa no centro – Maré encheu
Roda – Chó
– Maré vazou
– Chó
– Bateu numa pedra
– Chó
– Navio afundou
– Chó
– Salvou a vida de X
Onde X é um número. Aí a roda se desfaz e as pessoas se reúnem em grupos de X. Quem sobrar, vai para o centro. A brincadeira continua até que o número de pessoas no centro é tão maior que a da roda que não é mais possível fechar a roda em volta delas.


 
 

Elefantinho colorido:
 Um participante é escolhido para comandar, no caso de crianças mais novas o ideal é que seja um adulto. Ele fica à frente dos demais e diz: “Elefantinho colorido!”. Os outros respondem: “Que cor?”. O comandante então grita o nome de uma cor e os jogadores correm para tocar em algo que tenha aquela tonalidade.

Quanto mais longe o acesso a cor, mais difícil o jogo fica. Para os mais velhos a brincadeira ficará mais divertida se o comandante perseguir os outros participantes e tentar capturá-los antes que eles cheguem à cor. O primeiro capturado vira o próximo comandante.


 

 

segunda-feira, 6 de março de 2017

Jogo pré-desportivo: Pebolim Humano


 
          É importante trabalhar com jogos pré-desportivos nas aulas de educação física escolar, pois os mesmos inseridos no currículo desenvolvem grandes conhecimentos nos aspectos cognitivos através das regras e estratégias que os alunos utilizam no decorrer dos jogos, no afetivo, utilizando-se de socialização e cooperação uns com os outros e no motor, desenvolvendo assim as habilidades motoras específicas do esporte; sendo assim, os jogos pré-desportivos podem fazer parte do conteúdo da educação física influenciando sempre no processo de ensino aprendizagem dos alunos. 


Aula com alunos de ensino fundamental de quarto e quintos anos. Pebolim humano. Este sendo um jogo pré-desportivo, tendo o processo pedagógico o Handebol. 
Obs: Pode-se variar para futebol, basquete, futebol sentado (adaptado)










quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Trabalhando com circuito na Educação Infantil

Um trabalho com o circuito agrega todos os eixos que compreendem o trabalho com a educação infantil, enfatizando para a criança de forma divertida e de acordo com a sua idade.
 
 
 Saltar, caminhar em zig zag, desviar de obstáculos, e mais obstáculos, é o que as crianças da educação infantil fazem quando realizam um pequeno circuito no pátio. O objetivo do circuito é trabalhar a coordenação motora das crianças, desenvolvendo além de equilíbrio físico, uma motivação para superar as dificuldades.
 

 
 
Os alunos são orientados pelo professor a passar por uma série de objetos que formam o caminho do circuito. Por exemplo, uma escada horizontal, cones para zig zag, cavaletes, colchonetes, cordas e um túnel podem ser os instrumentos utilizados para a atividade. Além de trabalhar com a superação, a motivação, possibilita as crianças se deslocarem com destreza ao andar, correr, pular, favorecendo o sentimento de confiança nas suas próprias atitudes motoras.